Cupcake Diet

27 jun 2011
Hoje é o Dia Mundial do Diabético. Como já havia recebido alguns pedidos para postar uma receita diet,  decidi aproveitar a datar e presentear os diabéticos (e as mocinhas no eterno regime!) com uma receita especial: Cupcake de Chocolate Diet. Afinal, ninguém merece ficar sem comer cupcake, né? Cupcake pra todos já! Vereadora Lela Cupcake Hahahaha.
Antes de postar o passo-a-passo, vou dar algumas dicas básicas de ingredientes que podem ser facilmente substituídos, sem descaracterizar o cupcake.
Margarina (massa): utilizada para deixar o bolinho macio e fofo, pode ser substituída pelas versões light ou sem sal, pois diminui pela metade as calorias e a gordura deste ingrediente.
Leite Integral (massa, recheio e cobertura): pode ser substituído pelo tipo desnatado, onde na maioria das vezes possui 0% de gordura.
Farinha de trigo (massa): A fim de aumentar a quantidade de fibras, podemos utilizar a versão integral.
Chocolate (massa, recheio e cobertura): pode ser utilizado, porém devemos optar pelo meio amargo, pois é menos gorduroso e fazem bem ao coração.
Geleias de fruta (recheio e cobertura): priorizar as versões com açúcar dietético e de frutas vermelhas, pois possuem alto conteúdo de antocianinas (antioxidantes).
Ameixas, nozes e uvas passas (massa, recheio e cobertura): estão super liberados! Possuem ótimos nutrientes. O uso de sementes, castanhas e amendoins diminuem a quantidade de gordura necessária na receita.
Sem mais, vamos agora para a receita! :D
Cupcake de Chocolate Diet
Receita de Amanda Campos Castillo de Lima, do blog Meleca na Cozinha.
- 1 massa pronta de bolo diet (“Fazer bolo diet não é muito fácil, a massa pronta ajuda e muito nessas horas”, diz Amanda)
- 1 vidro de leite condensado diet
- 2 colheres de margarina light
- 3 colheres de chocolate em pó diet.
Preparo
Massa: faça o bolo conforme as instruções da embalagem. Leve para assar em forminhas de papel para cupcakes (forma número 0) em torno de 20 minutos.
Recheio e cobertura: misture o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó em uma panela. Cozinhe até adquirir a consistência pastosa.
Quando os bolinhos estiverem prontos, recheie e cubra com brigadeiro diet.
Saiba mais sobre a Diabetes.
Super beijos,
Lela